terça-feira, 16 de agosto de 2011

Porque o Brasil sempre teve baixo Crescimento Econômico e Social?

Por Hamilton Felix Nobrega


Vivemos em um país com baixo índice de desenvolvimento econômico e social se comparado ao seu potencial de crescimento e suas dimensões continentais e nunca alguém soube explicar de fato qual a razão. Tentativas sempre houve: juros altos, carga tributária elevada, controle de inflação e a má gestão de nossos governantes.
Mas, com as últimas quedas e conseqüentes prisões dos ministros envolvidos em corrupção, estamos aos poucos tendo as respostas para essa antiga questão. Já são seis os ministérios do governo de Dilma Rousseff ligados a algum tipo de denúncia de corrupção, desde junho passado, quando o alvo foi à pasta dos Transportes. Ali, não apenas o então ministro Alfredo Nascimento foi substituído, como toda a diretoria do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Casos de corrupção também foram investigados nos ministérios de Minas e Energia, Desenvolvimento Agrário, Cidades, Agricultura e o mais recente, Turismo. Além dessas pastas, também foram afastados os ministros Nelson Jobim (Defesa). No caso mais recente, a Polícia Federal, descobriu que o esquema de corrupção que envolvia o Ministério do Turismo desviou cerca de R$ 3 milhões dos R$ 4,45 milhões.
Segundo a Constituição Federal do Brasil (art.127), o Ministério Público (MP) é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Mas o que estamos vendo na prática, é que os dirigentes dos ministérios e suas equipes, estão incumbidos de defender seus interesses pessoais e enriquecer ilicitamente às custas do dinheiro que deveria está sendo investido no desenvolvimento de nossa nação. Certamente os desvios sempre aconteceram e os valores desviados sempre foram milionários, não sendo apenas uma situação que está ocorrendo no governo da presidente Dilma Roussef, embora só agora esteja vindo à tona. E o mais impressionante é que as denúncias sempre partem de jornalistas. Onde está a Procuradoria Geral da República? E a Polícia Federal?
Por enquanto, os indícios e as provas foram suficientes para desarticular apenas as “gangues” que agiram em seis ministérios, mas não precisamos ser especialistas ou investigadores para acreditar que outros ministérios, principalmente o que são a chave do desenvolvimento de uma nação (da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Saúde) também foram saqueados por essa Máfia Brasileira.
O Brasil tem baixo crescimento, porque aqui, o que cresce mesmo é o patrimônio de nossos dirigentes. Não parece coincidência isso acontecer sempre durante a gestão de cada um deles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assessoria em Trabalhos Acadêmicos

Pensando nos diversos estudantes que tem dificuldade em formatar seus trabalhos acadêmicos, seja por falta de conhecimento técnico ou por falta de tempo, ofereço o serviço de assessoria acadêmica para revisões, correções e elaboração de apresentações em slides.