quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MATAR UM LEÃO POR DIA ?

(Texto de Pierre Schurmann)


Em vez de matar um leão por dia, aprenda a amar o seu!



Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com um amigo, hoje chegando perto de seus 60 anos.

Gosto disso. 

São raras as chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de sabedoria das pessoas que já passaram por grandes experiências nesta vida. 

Depois de um almoço longo, no qual falamos bem pouco de negócios, mas muito sobre a vida, ele me perguntou sobre meus negócios. Contei um pouco do que estava fazendo e, meio sem querer, disse a ele: “- Pois é. Empresário hoje tem de matar um leão por dia.”

Sua resposta, rápida e afiada, foi: “ - Não mate seu leão. Você deveria mesmo era cuidar dele!”

Fiquei surpreso com a resposta e ele provavelmente deve ter notado minha surpresa, pois me disse:

“- Deixe-me lhe contar uma história que quero compartilhar com você. Existe um ditado popular antigo que diz que temos de matar um leão por dia. E por muitos anos eu acreditei nisso, e acordava todos os dias querendo encontrar o tal leão. A vida foi passando e muitas vezes me vi repetindo essa frase. Quando cheguei aos 50 anos, meus negócios já tinham crescido e precisava trabalhar um pouco menos, mas sempre me lembrava do tal leão Afinal, quem não se preocupa quando tem de matar um deles por dia?”

“- Pois bem. Cheguei aos meus 60 e decidi que era hora de meus filhos começarem a tocar a firma. Mas qual não foi minha surpresa ao ver que nenhum dos três estava preparado! A cada desafio que enfrentavam, parecia que iam desmoronar emocionalmente. Para minha tristeza, tive de voltar à frente dos negócios, até conseguir contratar alguém, que hoje é nosso diretor-geral. Este "fracasso" me fez pensar muito. O que fiz de errado no meu plano de sucessão? Hoje, do alto dos meus quase 70 anos, eu tenho uma suspeita: a culpa foi do leão.”

Novamente, eu fiz cara de surpreso. O que o leão tinha a ver com a história?

Ele, olhando para o horizonte, como que tentando buscar um passado distante, me disse:

“- É. Pode ser que a culpa não seja cem por cento do leão, mas fica mais fácil justificar dessa forma, porque desde quando meus filhos eram pequenos, dei tudo para eles; Uma educação excelente, oportunidade de morar no exterior, estágio em empresas de amigos. Mas, ao dar tudo a eles, esqueci-me de dar um leão para cada filho meu, que era o mais importante.”

“- Meu jovem, aprendi que somos o resultado de nossos desafios. Com grandes desafios, nos tornamos grandes. Com pequenos desafios, nos tornamos pequenos. Aprendi que, quanto mais bravo o leão, mais gratos temos de ser.” 
Depois daquele dia, decidi aprender a amar o meu leão. E o que eram desafios tornaram-se oportunidades para crescer, ser mais forte, e "me virar" nesta selva em que vivemos.
“- Por isso, aprendi a não só respeitar o leão, mas a admirá-lo e a gostar dele." 



Com essa história percebemos que a metáfora é importante, mas foi contada ao longo dos anos de forma errônea, porque não devemos matar um leão por dia, mas sim cuidar do nosso. 


Porque o dia em que o leão em nossas vidas morre, começamos a morrer junto com ele.





Um comentário:

  1. Gostei muito, A temática é bela.
    E o modo que o assunto foi discutido é sem sombra de dúvidas muito inteligente.;

    ResponderExcluir

Assessoria em Trabalhos Acadêmicos

Pensando nos diversos estudantes que tem dificuldade em formatar seus trabalhos acadêmicos, seja por falta de conhecimento técnico ou por falta de tempo, ofereço o serviço de assessoria acadêmica para revisões, correções e elaboração de apresentações em slides.