segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Carro Branco é a Nova Tendência Mundial


Por Hamilton Felix Nobrega
Quem é atento ao trânsito ou gosta de carros e está sempre antenado aos modelos e inovações, deve ter percebido um aumento no número de veículos na cor branca, antes restrita a táxis, kombis e carros de frota.
De 2009 para cá alguns modelos vem mostrando essa tendência atual e mundial. Não estou falando dos populares, refiro-me principalmente aos importados, esportivos ou carros de alto luxo que estão rodando pelas ruas, embora os populares também estejam acompanhando, como o Celta White, lançado recentemente pela Chevrolet.


O branco tem dado as caras nesses modelos no Brasil e mundo afora. O Salão do Automóvel de São Paulo, em sua 26ª edição, só comprovou a tendência. Por exemplo, o lançamento da Kia, o Sportage, foi exposto nessa cor, assim como os irmãos de marca Sorento, Koup e Cadenza. Na Audi, o Q5 e o emocionante R8 Spyder também surgiram “vestidos de branco”. Houve vários tons, desde o sólido ao perolizado, como é o caso dos modelos Mitsubishi, com aspecto brilhante, bem interessante.
A BMW muito elogiada pelo público, trouxe seus modelos todos na cor branca, desde o X1 até a Série 7 Hybrid Dynammics. Esperava-se encontrar os modelos da marca em prateado ou preto. Segundo dirigentes da empresa, o branco é uma tendência fortíssima do mercado brasileiro de carros de luxo, que se iniciou em 2009, dentro da própria marca com modelos como o 320i ou em concorrentes como Mercedes, Kia e Audi, que também entraram na onda.
Nos modelos de luxo, a cor pode até custar mais caro, devido a um processo especial de camadas de tinta que podem chegar a sete demãos! Talvez aí o interesse  – o processo mais caro torna o carro ainda mais exclusivo.
O branco faz parte dos extremos da escala de cores. Na outra extremidade está o preto, ou a ausência total de cores. O pigmento responsável pela percepção da cor branca é o dióxido de titânio. Esse pigmento é utilizado como corante na indústria. Praticamente tudo que é produzido na cor branca leva o dióxido de titânio como pigmento – tintas, papel, plástico e até comida!
Entre o branco e o tradicional preto há algumas características importantes: Quando parados sob o sol a diferença de temperatura do habitáculo pode chegar a até 10 graus! Isso mesmo, a principal vantagem desse tom é a capacidade de refletir a luz, reduzindo o calor no interior do carro. Outra vantagem é tornar-se visível à noite, perdendo apenas, nesse quesito, para o amarelo.
O branco é uma cor bastante apreciada pelos Xeiques árabes acostumados a dirigir superesportivos, carrões de luxos, e utilitários esportivos, o que combina muito com o clima desértico de cidades como Dubai ou Bahrein.
Na cultura ocidental, a cor branca sempre esteve associada à Paz, a ordem e a limpeza.
Já no oriente, algumas culturas relacionam a cor à tristeza, e até o luto.
No Brasil, as pessoas que compram carros brancos são interpretadas como espirituais, com grande tendência à limpeza, pacíficas e por vezes monótonas. Há também aquele comprador de carro popular que opta pela cor no intuito de economizar alguns trocados. Além do estigma de carro de frotista, o carro branco tem fama de ser mau negócio na hora da revenda, que suja com facilidade e com facilidade de mostrar riscos na pintura.




Por curiosidade da escolha da cor, fiz a pergunta a seguir a dois proprietários: “Porque você comprou um carro “branco?
Um deles disse o seguinte: Optei pela cor branca, primeiro pela facilidade de cuidar, segundo pela fácil visualização em estradas e rodovias, bem como pela elegância que a cor branca proporciona em carros sedans de médio porte pra cima.”
O segundo respondeu: “Escolhi porque a cor está voltando ao mercado com tudo, e promete uma revolução no mercado brasileiro, que em sua maioria se resume em cores “comerciais “como pretos e prata. Com pequenos detalhes como personalização das lanternas traseiras (este segredo você descobrirá sozinho, rsrs), película fumê e rodas de liga leve aro 18, você dá outra vida e imagem ao seu carro.”
Mas uma coisa é certa, gostando ou não de carros brancos a tendência é tão forte que, acredite, pode prejudicar outras cores mais tradicionais, principalmente em modelos de luxo. Todavia, nem só entre modelos caros e luxuosos o branco desfila.
Viva longa ao branco! A era do pretinho/pratinha básico acabou!









3 comentários:

Assessoria em Trabalhos Acadêmicos

Pensando nos diversos estudantes que tem dificuldade em formatar seus trabalhos acadêmicos, seja por falta de conhecimento técnico ou por falta de tempo, ofereço o serviço de assessoria acadêmica para revisões, correções e elaboração de apresentações em slides.